quarta-feira, 11 de setembro de 2013

12 Setembro 2013 nº2



___________Pag1______Pag2e3______Pag4___________


_______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________


Concerto Eurovisão animou apesar de acidente

António Calvário foi homenageado no Festival Eurovisão da Canção em Concerto, que se realizou no auditório José Afonso, a 7 de Setembro, às 21:30 horas. Ao longo de mais de três horas, cantores das mais diversas nacionalidades demonstraram os seus talentos, e apesar do esfriar da noite, aqueceram o largo José Afonso de espectáculo. Um concerto único em Portugal que trouxe à cidade turistas do centro ou de fora do país.

Coroado pelas bandeiras de vários países, e ao cheiro das farturas, o auditório encheu-se de expectadores desde cedo. O concerto abriu com a participação do coro infantil de Setúbal, e seguiu-se com uma apresentação do campeão para-olímpico Lenny Cunha.

A certa altura, foi chamado ao palco o primeiro representante português de sempre na Eurovisão, António Calvário, onde o homenagearam o organizador do concerto, Guilherme Santos, e a presidente da câmara, Maria das Dores Meira.

Já depois da meia noite, um acidente queimou os fios do microfone, e o espectáculo foi interrompido. Ao ser ligada a bateria para criar fogo de artifício, as faíscas intensificaram-se para além do esperado e alcançaram os cabos dos microfones e das luzes de fundo. Sem meios de apresentar o sucedido em bom som, uma parte dos expectadores da fila mais atrás começou a abandonar o auditório, provavelmente sob a ideia de que o concerto chegou ao fim.

Mas em dez minutos se resolveu o problema, e com novos microfones e efeitos visuais improvisados, o recomeço do espectáculo foi recebido com euforia. Ao subir ao palco, Vânia Fernandes trouxe ainda mais animação. Tal como já o havia feito dois dias antes, no Forum Luísa Todi, a cantora incentivou toda a gente a festejar, e ao som de "Já fui ao Brasil", muitos se levantaram e acompanharam o seu ritmo. O concerto manteve-se alegre e mexido até ao fim.

Espectáculo "O País do Fado" encheu o Forum Luísa Todi

Guilherme Santos proporcionou também na quinta-feira, dia 5, nesta sequência, o espectáculo "Portugal, O País do Fado" , no Forum Luísa Todi. Estiveram em Setúbal sete cantoras de elevado talento do nosso Fado, encantando portugueses e estrangeiros igualmente.

O leque de fadistas compôs-se por Anabela, Vânia Fernandes, Carla Pires, Filipa Sousa, Ana Laíns, Liana e pela setubalense Piedade Fernandes. Todas as sete já haviam passado por Festivais RTP, e demonstraram uma vez mais o valor da nossa música portuguesa em palco. Acompanharam-nas Hugo Edgar Silva, com a guitarra portuguesa, Bruno Costa, com a viola de fado, e as constantes salvas de palmas da parte do público.

Ao longo de duas horas e meia, e sob o olhar de uma plateia cheia, cada cantora contribuiu com três canções, por vezes apelando à participação dos expectadores para que se juntassem à sua voz, procurando incluir também todos os estrangeiros presentes.

Num mês atribulado pelos incêndios que decorrem por todo o país, a cantora Ana Laíns dedicou o tema "Cansaço" aos bombeiros portugueses por arriscarem a vida - muitas vezes voluntariamente, para o bem da comunidade portuguesa, tendo vindo vestida de vermelho a propósito para tal.

Ao fechar o espectáculo, a cantora Liana começou por cantar somente dois temas antes de se afastar do palco. Mas quando o público já se preparava para sair, a cantora reapareceu para terminar com uma última canção, acompanhada por um som mais orquestrado, surpreendendo os presentes.

Terminado o concerto, as cantoras disponibilizaram-se para falarem com o público, e pairava no ar o entusiasmo, desde os pedidos para "um autógrafo, se faz favor", ao mais simples e humilde "Thank You".

Esteve de volta a Setúbal o Festival Eurovisão da Canção em Concerto, único no país,  no auditório José Afonso. A entrada é livre.


Portuguesa finalista e convidados especiais


A cidade recebe cantores de todo o mundo para participar no concerto ao vivo, dos quais se inclui a portuguesa Vânia Fernandes, que representou Portugal na fase final da festa Eurovisão 2008, em Belgrado. "Aceitaram vir cantar gratuitamente, para o espírito do festival", revela o organizador Guilherme Santos, que acrescenta: O campeão para-olímpico Lenny Cunha é convidado para abrir o espectáculo, acompanhando-se do coral infantil Luísa Todi de Setúbal. "Procuramos sempre incorporar eventos novos na introdução dos concertos a cada ano".

Não há outro no país


Setúbal é a única cidade portuguesa em que se realiza o Festival Eurovisão da Canção em concerto, uma tradição normalmente presente nas capitais de outros países. Guilherme Santos orgulha-se desse facto: "Vários turistas estrangeiros, ou do centro do país, vêem para cá ouvi-los. É bom para o turismo, e para a cidade."
Uma iniciativa que tem como parceria a câmara municipal e outros patrocinadores.
______________________

Reportagem por Diogo Silva e Fabiana Araújo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.